Sabadão do Forró valoriza a cultura nordestina na Ceilândia e já soma cinco edições de sucesso na Casa do Cantador
- Repórter DF Cultural
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
A cultura popular nordestina segue viva e pulsante em Ceilândia graças ao Sabadão do Forró, evento que vem se destacando como uma verdadeira celebração do autêntico forró pé de serra no Distrito Federal. Realizado sempre aos sábados, a partir das 20h, na icônica Casa do Cantador, o projeto já contou com cinco edições memoráveis, reunindo dezenas de artistas e grupos que fazem a alegria de um público fiel e apaixonado pelo forró tradicional.
O evento é uma realização da ASFORRÓ – Associação dos Forrozeiros do DF e Entorno, com equipamento da Casa do Cantador e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, apoio do Instituto IGA e fomento do Ministério da Cultura.
Primeira edição: 22 de fevereiro de 2025
A estreia do Sabadão do Forró contou com uma noite vibrante e repleta de tradição, com apresentações do Trio Os Cabras do Nordeste, Trio Mangabeira, Trio Baixinho do Acordeon e Sua Gente, e o animado Trio Forró Xaxado. Um verdadeiro reencontro com as raízes nordestinas.
Segunda edição: 5 de abril de 2025
Dando continuidade ao projeto, a segunda edição trouxe o talento de Chico Ceará e Trio, Anastácio Oliveira e Trio Forró Pra Noís, Trio Sacode Brasil, além da força cultural de Almirante Aboiador & Trio Forrozão Ferro de Ouro. A noite foi marcada por muito arrasta-pé e alegria no salão.
Terceira edição: 10 de maio de 2025
A terceira edição apresentou uma programação diversificada e calorosa, com Trio Raimundo do Forró, Janduí da Sanfona e Trio Rei, Trio K Entre Nois, e Nando Cantor Forrozeiro & Trio. A noite foi uma verdadeira festa de ritmos e histórias embaladas pela sanfona.
Quarta edição: 17 de maio de 2025
Com grande presença de público, a quarta edição destacou o Trio Os Forrozeiros do Nordeste, o swing envolvente do Trio Nega Maluka, o estilo dançante de Carlos Silva – O Pop do Forró, e a energia do Trio Quixaba. Uma noite que reafirmou a força do forró como expressão cultural e afetiva.
Quinta edição: 7 de junho de 2025
Encerrando esse primeiro ciclo de edições, o Sabadão do Forró recebeu Jamelo do Acordeom e Trio Os Cobras do Baião, Trio Primavera, Trio Arte do Nordeste, e Trio Pernambuco. Mais uma noite de muita música, dança e encontro entre gerações.
Mais que um evento: um movimento de resistência e celebração da cultura popular
O Sabadão do Forró é um projeto que reafirma o compromisso com a cultura popular nordestina e sua valorização no Distrito Federal. A escolha da Casa do Cantador, importante equipamento cultural voltado para a preservação das tradições nordestinas, reforça o caráter simbólico e comunitário do evento.

Comments